Carregando...
O primeiro passo antes de trocar de plano de internet banda larga é conferir o contrato com a sua operadora atual.
Se o seu plano possui algum tipo de fidelidade, a operadora pode cobrar uma multa pelo cancelamento do serviço antes do período acordado. O valor varia de acordo com a empresa, tempo de utilização e até da mensalidade do serviço.
Avalie bem esse valor e qual será a economia ao fazer a mudança. Opte por trocar de internet somente se for a opção vantajosa, mesmo com o pagamento da multa.
Se o valor da multa for muito alto, esperar o contrato acabar pode ser a melhor alternativa para quem quer evitar gastos extras.
Porém, se você estiver tendo muitos problemas com a internet e o serviço não estiver sendo entregue corretamente, você pode recorrer à Anatel.
Segundo a agência reguladora, se o consumidor se sentir lesado e perceber que o serviço não está sendo prestado com qualidade e da forma descrita no contrato, ele pode solicitar o cancelamento sem pagar multa.
A solicitação pode ser feita diretamente na empresa, de maneira amigável, ou junto ao Procon da sua cidade.
Planos sem fidelidade, geralmente, são muito mais caros. Por isso, a maioria das pessoas acabam optando por planos com 12 meses de contrato.
Sempre aconselhamos que você tenha o controle dessa data do fim do contrato de todos os seus planos de telecom. Mesmo que esteja satisfeito com seu serviço de celular, internet ou TV, você pode conseguir preços melhores, comparando as ofertas do mercado e negociando com sua operadora.
A fidelidade do seu plano está no fim e você quer trocar de operadora de internet? Confira as ofertas de banda larga disponíveis em sua região e economize!
Procurando um plano de internet, tv ou telefone fixo?
Ligue gratuitamente para um de nossos parceiros e receba ajuda para escolher a melhor oferta para você!
Antes de procurar pelos planos, você precisa saber qual o seu pacote atual e se ele te atende bem.
Se você está tendo problemas com conexão lenta, por exemplo, pode ser que a velocidade do seu plano não seja suficiente para o consumo da sua casa.
Quando a internet é compartilhada com outras pessoas, o ideal é que o pacote seja superior a 5 mega. Dependendo da frequência de uso e das coisas que você acessa, esse valor pode aumentar. Jogos, YouTube, Netflix e vídeo conferências, por exemplo, consomem mais internet e precisam em torno de 10 a 20 mega para funcionarem bem.
Já quem usa a conexão para checar e-mails, entrar nas redes sociais e assistir vídeos de vez em quando, pode ser suficiente um plano de 5 a 10 megas.
Você também pode conferir se seu plano atual está mesmo entregando o que promete, fazendo um teste de velocidade no site Minha Conexão.
Não sabe a diferença de giga, mega, mbps, kbps? Tire as dúvidas sobre esses termos aqui!
Se o seu problema não é a conexão, mas o preço que está pagando pela internet, talvez compense trocar por um pacote menor de velocidade.
Confira qual a velocidade do seu plano atual e pense se tem tido problemas com conexão lenta. Pense também no número de pessoas que usam a internet ao mesmo tempo, a frequência de uso e quais os sites de acesso, como descrevemos no tópico acima.
Acesse o texto com mais dicas para escolher a velocidade ideal de internet.
Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que queira trocar de internet: pesquisar bem antes de contratar.
Em pacotes com a mesma quantidade de internet, o preço pode variar mais de 50% entre as operadoras. Por isso, é importante comparar todas as ofertas disponíveis, verificando detalhes como:
Essa pesquisa pode parecer chata e demorada, porém, no Melhor Plano nós temos um comparador de planos que facilita a visualização dessas informações e a comparação de preços da operadora.
Basta acessar a página, conferir se sua cidade está corretamente selecionada no topo direito da tela e clicar em "buscar planos" para ver as ofertas disponíveis na sua região.
Pensando em trocar de plano de internet?
Compare as ofertas disponíveis na sua região e escolha a ideal para você!
Escolher um plano mais barato nem sempre é sinônimo de economia e o consumidor pode acabar trocando 6 por meia dúzia se a qualidade do serviço não for boa.
Por isso, antes de trocar de banda larga, você deve conferir a qualidade das operadoras.
Para isso, nós temos um mapa de qualidade que mostra as melhores provedoras de banda larga em cada estado. Nele, você pode conferir os melhores desempenhos em velocidade, estabilidade, atendimento e qual o nível de satisfação dos usuários.
Além disso, outras dicas podem te ajudar a conferir se a operadora é boa ou não:
Muitas pessoas se assustam com a palavra combo e já rejeitam essa possibilidade de imediato. Porém, existem 2 casos em que o combo de TV e internet pode compensar.
O primeiro deles é o mais óbvio: Se você consome outros serviços como celular, telefone fixo e TV por assinatura, vale mais a pena que todos eles sejam da mesma operadora. Não só pela praticidade e o controle de ter tudo em uma só conta, mas principalmente pelos descontos.
A maioria das operadoras preferem que os usuários adquiram um combo ao invés de um único serviço. Por isso, elas fazem ofertas bem mais em conta nesses casos.
O segundo caso é ter um combo com telefone fixo mesmo que você não o utilize. É que planos de internet avulsa, geralmente, são muito mais caros do que em um combo com telefone fixo. Em alguns casos, o preço pode chegar a ser o dobro!
Por isso, vale a pena pesquisar e colocar os números no papel e talvez até contratar um serviço que use pouco, mas que saia mais barato.
Se você está relativamente satisfeito com a sua provedora de internet, vale a pena negociar com ela.
Porém, você precisa estar bem preparado para isso! Então pesquise os preços do mercado, anote as ofertas e tente barganhar alguns benefícios com a sua operadora.
Fique atento: Muitas vezes, as marcas oferecem descontos apenas nos meses iniciais de contrato. Esclareça todos os valores da nova oferta, principalmente se for uma promoção de internet, e faça as contas para não ter prejuízos!
Conteúdo atualizado em
Por Anna Luísa
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO